Sobre

O Instituto Educacional Paulo Freire foi fundado em 27 de outubro de 1983, na avenida Afonso Pena, apenas com a pré-escola, implantando gradativamente o antigo primeiro grau. Em 1990, mudou-se para sede própria, numa área nobre de Campo Grande, onde hoje situa a Unidade 1, na Rua Jeribá, 653, no Jardim Chácara Cachoeira. Num percurso de apenas vinte e sete anos, implantou a Educação Infantil, Ensino Fundamental, Ensino Médio, Educação para Jovens e Adultos e os Cursos Técnicos: Segurança do Trabalho, Radiologia Médica, Enfermagem, Química, Nutrição e Dietética, Transações Imobiliárias, Óptica, Logística, Contabilidade, Açúcar e Álcool, especialização em Enfermagem do Trabalho e cursos de capacitação técnica. Resultado da fusão perfeita entre "ideia" e "realização", a instituição garante condições de atender as exigências inerentes aos currículos hoje e do futuro, adequando suas instalações para o bom desempenho de todos os cursos oferecidos. Com todos seus cursos credenciados, já possui várias turmas formadas, capacitadas parar atuarem no mercado de trabalho. Recentemente, houve uma ampliação de mais oito salas de aula, banheiros e ampliação da biblioteca, visando à melhoria das instalações físicas, equipamentos e materiais, adaptando-os ao atual momento educacional, de acordo com a realidade política e econômica necessária ao bom funcionamento do aparelhamento escolar.
 
Hoje há, no instituto, dois laboratórios para aulas de Ciências, laboratório de Informática, Biblioteca equipada com cabines para estudos individualizados, salas para Ateliê de Artes, Balé e Judô, quadra poliesportiva coberta e laboratórios de Enfermagem, Química, Radiologia e para aulas de Robótica. As salas de aula estão equipadas com nova tecnologia, as lousas interativas que auxiliam muito os professores, tornando as aulas mais dinâmicas e interessantes, pois o aluno trabalha as diversas formas de aquisição: pelo visual, auditivo além de cognitivo. Atualmente são nove salas que contam com esse moderno recurso. Preocupados com a formação e capacitação dos educadores e o seu compromisso com a Educação, o Instituto Paulo Freire já realizou oito Congressos Educacionais, com a participação de mais de 7000 educadores vindos de toda parte do Brasil e renomados palestrantes como: Gilberto Dimenstein, Roberto Shinyashiki, Waldez Ludwig, Clarisse Leal, Waldemar de Gregory, Augusto Cury, Rosely Sayão, Gabriel Chalita, Gustavo Cerbasi, Madalena Freire, Daniel Godri entre outros.
 
Realizou também onze seminários na área de Saúde com a participação de aproximadamente 4000 alunos entre acadêmicos da universidade e alunos de cursos técnicos do Paulo Freire e outras instituições, em parceria com a Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Secretaria Municipal de Saúde e Instituições de Educação Profissional desta capital. Hoje o Instituto Paulo Freire oferece a Educação Infantil em outro local, com uma moderna instalação, em uma área de 3000 metros quadrados denominada Unidade 2, onde oferece do Berçário à Pré-Alfabetização, num ambiente propício para o desenvolvimento harmonioso da criança de 0 a 6 anos, com salas especializadas para estimulação de bebês, salas de musicalização, e uma ampla área de lazer com playground. Tudo isso foi possível porque o Instituto Educacional Paulo Freire procurou evoluir no mesmo compasso dos acontecimentos do cenário mundial. São essas algumas das características genuínas desta Instituição: "a modernidade, qualidade de ensino e comprometimento com a educação."