Estamos vivendo tempos diferentes, a propagação do Coronavírus nos obriga a pensar sobre várias esferas da nossa vida, tanto a pessoal como também a profissional, estudos, social, política e por ai vai.
Situação atual: isolamento social, decretado pelo governo, com a intenção de diminuir a propagação do vírus.
Para que os estudos não fossem interrompidos, as escolas estão adaptando Plataformas para aula on-line, e está sendo um processo de adaptação tanto para professores, quanto para alunos.
Uma das principais dúvidas é: Como criar uma rotina de estudos em casa? E para isso, aqui vão algumas dicas.

  1. Estabelecer metas
    Organize suas atividades de acordo com as datas de entrega, trace metas, dessa forma será mais fácil visualizar os seus objetivos e evitar distrações e assim conseguirá entregar as atividades no prazo.
  2. Crie uma rotina de estudos
    Por estar em casa, o cérebro associa que estamos em um momento de relaxamento e descanso, por isso acaba-se procrastinando. Então ao estar realizando estudos on-line, é normal acabar relaxando em alguns momentos, mas criar uma rotina ajuda a manter todas as tarefas em dia, e também dará tempo de focar em outras tarefas pessoais.
  3. Crie uma agenda
    Criar uma agenda é essencial para adaptar uma rotina de estudos, e ela pode ser tanto física como digital.
  4. Participe das aulas ao vivo
    Diferente de ensino a distância, as aulas estão sendo gravadas e também produzidas ao vivo, para que se tenha uma maior interação entre alunos e professores, assim é possível que o aluno tire dúvidas pontuais e que o conteúdo seja mais dinâmico. E para quem estava acostumado com aulas presenciais, a participação é muito importante, pois ajuda a reter e aproveitar muito mais os conteúdos se participar de forma ativa.
  5. Armazene seus conteúdos
    Como as aulas estão sendo gravadas, é possível rever o conteúdo em caso de necessidade ou reforço para estudo.
  6. Defina prioridades
    Tenha sempre em mãos, a sua agenda de estudos e sempre consulte suas tarefas mais urgentes, os prazos para entrega dos trabalhos, quais textos precisam ser lidos primeiro, aulas do dia, e demais atividades. Saber definir a prioridade de forma correta e trabalhar com os prazos auxilia no desenvolvimento da rotina.
  7. Organize seu ambiente de estudos
    O ambiente escolhido para estudos, reflete no desenvolvimento e rendimento. Como é fácil associar estar em casa em um momento de relaxamento, é mais fácil se distrair e deixar suas atividades para depois. Escolha um ambiente bem iluminado, silencioso e confortável. Evite estudar na cama, sofá, assistindo televisão, próximo a outras pessoas ou em qualquer lugar que possa ter distração.
  8. Tente manter o ânimo
    Estamos vivendo um momento cheio de adaptações e incertezas em relação ao futuro, não podemos fazer muita coisa além de ficar em casa. Mas estas mudanças são para buscar os melhores resultados, e para que o mundo não pare.