O que é Resiliência?

Resiliência é um conceito emprestado da física que significa a capacidade do indivíduo em lidar com situações adversas, superar pressões, obstáculos e problemas, e reagir positivamente a eles sem entrar em conflito psicológico ou emocional.

O principal objetivo da resiliência não é restaurar o passado, mas propiciar condições de dar um salto para frente. É a habilidade de manter o seu propósito enquanto você se adapta a novos métodos e procedimentos.

Diz um velho ditado que não podemos controlar os ventos que sopram no nosso barco, mas podemos ajustar as velas para chegarmos ao nosso destino. É exatamente o que faz a pessoa resiliente: ajusta as velas para chegar ao objetivo, adaptando-se e agindo com flexibilidade diante da conjuntura adversa.

E como costumam ser as características de pessoas resilientes?

Elas são pessoas de fácil adaptação, pois são mais flexíveis tanto mental quanto emocionalmente. Tem facilidade em ser lógicas e intuitivas, sérias e brincalhonas, calmas e entusiasmadas. Com muito otimismo alicerçados em fortes valores internos, tem grande tolerância às incertezas e ambiguidades, trazem estabilidade em situações criticas ou caóticas, sempre se preocupam com o bem dos outros. Criam emoções positivas em épocas de crise, transformando infortúnios e desgraças em coisas boas e se fortalecem com a adversidade. Aprendem com a experiência de vida, sabem se defender quando confrontadas e sabem buscar apoio. Tem uma sólida autoestima, que é como você enxerga a si mesmo e determina o quanto você aprende quando algo deu errado. A autoestima faz com que você respeite a si mesmo e aos outros e saiba aceitar criticas sem ressentimentos, assim como elogios, cumprimentos. Tem amizades e relacionamentos saudáveis, pois inúmeras pesquisas mostram que o apoio social é essencial para a resiliência. São pessoas que analisam os problemas e dificuldades sob vários ângulos e descobrem soluções diferentes, sendo criativas e intuitivas. E elas melhoram a cada ano que passa, pois o importante não é sobreviver, e sim se concentrar em viver o presente, mirar para o futuro e superar crises. Pessoas resilientes invariavelmente faz com que seu futuro seja maior do que o seu passado, pois não repousam em suas conquistas, e que o seu aprendizado seja sempre maior do que a experiência já adquirida.

Texto extraído e condensado do livro “O Poder da Liderança”, de Ernesto Artur Berg, Juruá Editora.